Formas de distinguir se a falta de interesse em sexo significa ser assexual ou é apenas a libido em baixa

 

Estar com a libido em baixa é uma das características que podem fazer com que exista um conflito em relação a sexualidade ou apenas faz despertar o surgimento de dúvidas em relação a desejo e comportamentos. Aprenda a diferenciar a falta de tesão da assexualidade. Confira.

Assexualidade

Esse termo acaba definindo uma identidade em que a pessoa não experiencia atração sexual ou desejos por ninguém independente de gênero. Pode haver pouco desejo ou nenhum.

Os assexuais também podem sofrer inconstância ou um desejo que apareça apenas em circunstâncias específicas. Segundo a psicoterapeuta e especialista em sexo e relacionamento, Rachel Wright, existe um número grande de orientações sexuais que derivam da assexualidade. Demissexuais é um deles, mas tem outros.

Libido em baixa

A libido é considerada a energia vital e um dos fatores essenciais para ter desejo sexual. Esse é um aspecto que deve ser percebido de forma consciente para saber se está alta ou baixa. É importante ressaltar que é normal ter aumentos e decréscimos na libido durante a vida e ela ainda pode ser desencadeada por fatores externos, quanto internos.

Esses sinais podem ser indicativos de que algo deve ser investigado no corpo, no físico, quanto emocional, mental e espiritual. Sabendo essas diferenças básicas, vamos aprender formas de autoconhecimento que podem facilitar a percepção, ou até mesmo utilizar alguns brinquedos e acessórios eróticos pode ajudar também!

Você está sendo capaz de se sentir sexualmente atraído por outras pessoas?

Assexualidade se refere a capacidade de experenciar atração sexual, enquanto a libido pode ser vista como um termômetro dos interesses em sexo. Portanto, capacidade em sentir atração é bem diferente de ter interesse.

De forma mais simples, uma pessoa que se identifique com alguma sexualidade do espectro da assexualidade, pode ter interesse em fazer sexo por razões que não são relacionados a atração ou desejo, de acordo com a educadora sexual Cassandra Corrado.

Alguém pode querer fazer sexo para aliviar o estresse, aumentar a intimidade com o parceiro/a, entre outros.

Não experienciar atração não significa que não tenha desejo ou baixa libido, uma pessoa assexual com desejos pode fazer sexo mais vezes até ela preencher o que precisa. Por outro lado, uma pessoa com baixa libido tem atração sexual por outras pessoas ainda que de forma inconstante.

Você sente falta de atração apenas de vez em quando?

Assexualidade é uma identidade e a falta de libido é um estado temporário. A orientação sexual pode mudar durante o percurso da vida.

Existe alguma causa médica?

Ser assexual é normal, mas deve ser investigado se existe alguma condição médica se a atração ou desejo cair subitamente.

Se você ainda quer fazer sexo provavelmente seja libido em baixa. Agora, se a falta de contato íntimo se torna indiferente é mais provável que esteja no espectro da assexualidade. Confira outras perguntas que podem ajudar.

  • Quando foi a última vez que eu experenciei atração sexual?
  • A frequência e os motivos que eu busco por sexo mudaram?
  • Qual a principal motivação para masturbação?
  • Qual a principal motivação para ter sexo com alguém?
  • Eu já tive qualquer interesse em fazer sexo?

Além disso, a dica é procurar um terapeuta sexual para ajudar no autoconhecimento e nessa caminhada de descobrimento.