BLOG
Guia básico para produtos sex shop body-safe 20/07/2020 08h00 | BY Bruno - Agência TMJ
Existem produtos sex shop que são considerados body-safe, ou seja, seguros para a saúde e o corpo. Esse é um detalhe importante, já que os brinquedos sexuais costumam entrar em contato direto com a pele e mucosas.
Produto Body-Safe
Por regra para um produto ser considerado body-safe, ele deve ser não tóxico, não poroso e seguro para contato com a pele.
Materiais perigosos
Alguns compostos podem ser perigosos para a saúde, por isso, devem ser evitados. Por exemplo, o composto químico Ftalato (phthalates) tem efeitos nocivos ao corpo e era encontrado em alguns produtos feitos com borracha. No entanto, com o surgimento de artigos científicos apontando seu malefício, os fabricantes pararam de usar. É raro encontrá-lo, mas não impossível.
Metais pesados também são um problema, como Cádmio. Alguns causam irritação e queimaduras como cloro.
Portanto, é preciso ficar atento a composição dos brinquedos através das informações nas embalagens do fabricante. Produtos a base de silicone não costumam ter esses compostos nocivos. É mais comum vê-los em produtos à base de borracha, mas não é regra. Já o Vynil costuma conter altas concentrações de cloro.
Cuidado com materiais porosos
Um produto feito com material poroso não é perigoso para a saúde, como acontece com os tóxicos.
No entanto, brinquedos porosos usados por tempo prolongado acabam se tornando ambiente ideal para o crescimento de bactérias e fungos, já que a limpeza acontece apenas de maneira superficial e pequenos resíduos podem se acumular nos poros ao longo do tempo.
Mulheres com a imunidade baixa, por exemplo, podem ficar mais suscetíveis a ter infecções vaginais com o uso de brinquedos porosos que estejam com fungos.
Nesses casos, recomenda-se trocar o brinquedo feito de material poroso a cada 4/6 meses e guardar o brinquedo higienizado e seco em local protegido do sol e da umidade.
Materiais seguros para o corpo
Os materiais considerados seguros para o corpo são silicone, vidro, plástico ABS, madeira, metal e pedra (cerâmica).
Quando for procurar um brinquedo feito de metal, é preciso ter certeza que suas ligas são feitas de aço inoxidável, cirúrgico, de alumínio ou titânio com baixo magnetismo. Eles são metais considerados seguros para a saúde.
Já os pigmentos usados para colorir vidro ou plástico ABS ou silicone devem ser atóxicos. O silicone possui o benefício de ser flexível e macio e sua textura é bem parecida com a pele. O vidro é um material não poroso e pode ser aquecido ou resfriado.
Limpeza
A vantagem dos brinquedos feitos de silicone, metal e vidro se dá pelo fato deles poderem ser fervidos por 3 a 5 minutos para assepsia completa. Mergulhá-los em água com 10% de cloro e depois lavar com água e sabão também é eficaz com exceção dos brinquedos de madeira.
Uma boa forma de assegurar que o brinquedo seja body-safe é procurar as informações sobre composição e procurar revendedores confiáveis e que trabalhem com marcas de boa qualidade.