Apesar de não existir uma regra de quanto o sexo deveria durar, existem alguns parâmetros que podem ser indicativos para termos uma ideia. Para isso, podemos analisar alguns estudos. No entanto, a maioria das pesquisas sobre o tema indicam apenas o tempo levado entre penetração e orgasmo.

O estudo da Universidade de Queensland indicou que a média é de 5,4 minutos para penetração. Já a pesquisa conduzida pelo site Saucy Dates revelou que a expectativa ideal era de que o sexo durasse 25 minutos.

 

Preliminares

As preliminares fazem parte do sexo, mas muita gente acaba não contando ou dedicando tempo suficiente. Segundo a ciência quando o sexo é construído de forma lenta, o resultado é um orgasmo muito mais intenso e duradouro, além de inúmeros benefícios.

 

Prepara a mente e corpo para o sexo

Esse tempo antes da penetração ajuda a preparar o corpo e a mente para o sexo. É nesse momento que o sangue flui para os locais certos, a lubrificação da vagina acontece, os batimentos cardíacos aumentam e consequentemente a pressão arterial, além de outras reações químicas no cérebro com liberação de dopamina e diminuição do cortisol (hormônio do estresse).

 

Penetração mais gostosa

Além disso, quanto mais tempo é dedicado, mais provável que um relaxamento aconteça, com construção de intimidade emocional e como consequência a penetração ocorrerá de forma mais fácil e prazerosa.

 

Aprendizado sobre o que dá prazer

Com mais tempo nas preliminares, a consciência corporal aumenta, pois mais tempo é dedicado a observar as reações do corpo aos estímulos. Por isso, é importante se tocar (não apenas ao outro) usando as mãos ou brinquedos sexuais.

 

Ajuda a manter a mente no sexo

Quando a cabeça está focada nas contas a pagar, na limpeza a ser feita, nas crianças, no trabalho ou qualquer distração que envolva obrigações, o sexo pode não rolar ou se tornar mecânico e sem graça.

Por isso, a preparação para as preliminares também é importante. Acender velas ou colocar uma música, por exemplo, ajudarão a estabelecer um clima e colocar na mente que nesse momento o tempo será dedicado a beijos e carícias.

Esse aspecto é importante não apenas para construção de um clima sexual, mas para que a pessoa se sinta sensual. Nessa hora são bem-vindos massagens, brincadeiras e masturbação mútua.

 

Ajuda a tirar a pressão do orgasmo

Para casais, as preliminares ajudam a aumentar a conexão emocional e intimidade. Se um dos dois estiver com dificuldades em atingir o orgasmo, esse momento será importante para ter prazer sem ter que pensar em orgasmo, comum quando existe penetração.

Afinal, esse será um momento sem expectativas quanto a ejaculação. Por isso, será um momento sem obrigações e consequentemente mais prazeroso, pois é provável maior relaxamento e excitação.

É nessa hora que é interessante introduzir brinquedos sexuais para quem tem receios, já que ele não será usado como um concorrente ao pênis, por exemplo. Ele será um adicional para ajudar a ficar excitado/a apenas.