08 perguntas que você sempre quis fazer sobre sexo e saúde íntima!


Sabe aquela dúvida que você tem, mas que falta coragem para perguntar? Resolvemos responder aqui pra você! Afinal estas também podem ser dúvidas de muitas outras pessoas, por isso esperamos que este artigo te ajude de alguma forma!


Muitas dúvidas circulam em grupos e fóruns pela internet sobre a saúde íntima e sexual. Para ajudar você a descobrir as respostas para essas questões, reunimos aqui algumas das mais populares e pedimos a ajuda de especialistas no assunto para respondê-las. Esperamos que aproveitem!

1. É normal sentir cólica depois do sexo? O tamanho do pênis pode causar isso?

Antes, durante e depois do sexo, devido ao estímulo da musculatura do assoalho pélvico e da parede uterina, é comum que algumas mulheres tolerem menos os espasmos e sintam cólicas leves. 

Porém é preciso estar atento à intensidade da dor, pois não é normal sentir dores de alta intensidade e caso isso ocorra é necessário procurar um ginecologista para investigar melhor o problema.


A posição no ato sexual e o tamanho do pênis podem contribuir para o aumento do desconforto, mas como a vagina é um órgão elástico e adaptável, na grande maioria dos casos o casal consegue descobrir a melhor forma de chegar ao prazer juntos e sem dor.

2. Ficar muito tempo sem fazer sexo pode ser prejudicial?


Efetivamente e técnicamente não faz mal, mas é importante lembrar que o sexo é um grande aliado para o alívio do estresse, já que os hormônios liberados na relação sexual trazem essa sensação de prazer e relaxamento necessárias para uma vida e uma saúde mental saudáveis. 


O corpo não muda por ficar muito tempo sem sexo, o que pode ocorrer é uma inibição pela insegurança de fazer algo em que se perdeu o hábito, ou seja, na maioria dos casos é mais uma questão psicológica mesmo, o que pode te ajudar a recuperar, ou não perder o hábito é utilizar brinquedinhos ou acessórios eróticos, pesquise o que mais te agrada, começe aos poucos se tiver algum receio, mas liberte sua mente e o seu corpo para o prazer! O sexo e a sedução também são formas de empoderamento!


3. É possível a mulher chegar ao orgasmo enquanto dorme?

Apesar de ser algo raro, isso pode sim acontecer. 

O que pode ocorrer de forma mais comum é, a mulher durante o sono ter sonhos que possam provocar excitação sexual e com isso ela acaba acordando com uma maior sensibilidade a ter orgasmos logo na sequência, seja com a relação sexual propriamente dita, com acessórios como vibradores ou capas penianas e até mesmo com uma clássica e infalível masturbação(siririca, pras mais íntimas rsrs…).

4. É necessário passar a calcinha a ferro ou fervê-la para evitar doenças?


Não existe uma obrigatoriedade, porém um consenso entre todos os especialistas é que o grande problema está na umidade da peça; sabe-se que o calor do ferro ou até mesmo do secador de cabelo ajuda a secar mais a calcinha, evitando que as mulheres a usem ainda com uma certa umidade, o que por sua vez, pode ser prejudicial e causar infecções e corrimento.

5. Posso pegar algum tipo de infecção tendo relações sexuais em uma piscina ou no mar?


Pois é pessoal, a vida real não é como nos filmes…por isso a resposta é sim, infelizmente(ou felizmente) esse hábito pode oferecer riscos à saúde sexual. É possível pegar infecção fazendo sexo em piscinas sem o devido tratamento da água, principalmente em locais desconhecidos (motéis, piscinas públicas e clubes por exemplo). Além disso, a penetração na água sem um lubrificante insolúvel, pode causar traumatismos nos genitais, em homens e mulheres.

6. Faz mal deixar a calcinha secando dentro do banheiro?


Secar a calcinha no banheiro definitivamente não é um bom hábito, já que o banheiro é um ambiente que sofre muita contaminação, além da umidade constante. Acontece que, muitas vezes sem perceber, a mulher usa uma calcinha que aparentemente está seca, porém ainda possui umidade nela, isso favorece o surgimento e o crescimento de fungos que podem desequilibrar a sua flora vaginal. Por isso, a melhor opção é secar a calcinha em uma secadora ou em um local com bastante incidência de sol, além de bem arejado.

7. Calcinha de renda faz mal para a região íntima?

O melhor é que o fôrro sempre seja de algodão, sempre, ok? 

Além disso, usar uma bela calcinha de renda não faz mal, desde que ela não seja usada frequentemente e/ou exclusivamente

8. Pouca lubrificação no sexo é falta de tesão?

A lubrificação no ato sexual depende de vários fatores, alguns estão diretamente relacionados com o estímulo recebido pela mulher. Diferente do homem, o desejo sexual na mulher por muitas vezes depende mais dos atos preliminares ao sexo, ou do local, da segurança com o parceiro e até mesmo com o próprio corpo. 

Mas não é só este momento o único responsável pela lubrificação da mulher; o uso de contraceptivos, o estado da menopausa, o período pós-parto e o estresse também podem afetar o desejo delas. Esse problema pode ter os mais variados diagnósticos, portanto deve ser analisado por um especialista.


E aí, algumas dessas respostas foram úteis ? Você ainda tem mais alguma dúvida? Nos envie sua pergunta, garantimos sigilo absoluto sobre sua identidade!